terça-feira, 19 de outubro de 2010

Um estranho no ninho-1975


Sinopse:

Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson), um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais, onde estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher). Mas ele não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica "especializada".

Curiosidades:

•A história do livro no qual se baseou Um Estranho no Ninho foi escrita por Ken Kesey tendo como base suas próprias experiências quando trabalhou no centro psiquiátrico Agnew, localizado em San Jose, na Califórnia.

•Ken Kesey, autor do livro o qual Um Estranho no Ninho foi baseado, certa vez declarou que nunca assistiria o filme dirigido por Milos Forman.

•Durante muitos anos os direitos autorais para o cinema do livro de Ken Kesey pertenceram ao ator Kirk Douglas, que terminou cedendo-os ao seu filho Michael, um dos produtores do filme.

•Quando comprou os direitos para o cinema do livro de Ken Kesey era intenção de Kirk Douglas que ele mesmo protagonizasse o filme. Porém, como o filme demorou a sair do papel, Douglas terminou abrindo mão do personagem por considerar-se muito velho para o personagem.

•O personagem Randle Patrick McMurphy foi originalmente oferecido a James Caan, que recusou o papel.

•Existem rumores de que Jack Nicholson sumira dois meses antes do início das filmagens de Um Estranho no Ninho e apenas foi encontrado no início das filmagens, quando o restante do elenco chegou ao hospital psiquiátrico onde o filme seria rodado e lá encontrou o próprio Nicholson, que vivera ali internado como se fosse um paciente, como preparação para o personagem.

•Um Estranho no Ninho foi o primeiro filme dos atores Brad Dourif, Christopher Lloyd, Will Sampson, Tim McCall e Dean R. Brooks.

•Vários dos extras que trabalharam em Um Estranho no Ninho são realmente doentes mentais. - Este é o 1º de 5 filmes em que Jack Nicholson e Anjelica Huston atuaram juntos. Os demais foram O Último Magnata (1976), O Destino Bate à Sua Porta (1981), A Honra do Poderoso Prizzi (1985) e Acerto Final (1995).

•Um Estranho no Ninho foi o segundo filme na história a ganhar os cinco principais prêmios do Oscar.

Apenas outros dois filmes conseguiram igualar tal façanha:Aconteceu Naquela Noite (1934) e O Silêncio dos Inocentes (1991).

Informações:

Título Original: One Flew Over the Cuckoo's Nest
Direção: Milos Forman
Origem: EUA
Duração: 134 min
Idioma: Inglês
Legendas: Português
Formato: rmvb
Tamanho: 477 mb

Servidor: Megaupload

Dowload
http://www.megaupload.com/?d=LGO9ORR9