domingo, 23 de janeiro de 2011

cat power

Charlyn Marie Marshall, ou Chan Marshall, é a cantora que se auto denomina Cat Power para subir no palco.
Nascida em Atlanta, Georgia em 21 de janeiro de 1972, filha de um pianista, desde muito cedo entrou em contato com a música. Desde a adolescência se apresentava em pequenos bares em Atlanta, largando depois o ensino médio para morar em Nova York. Lá, sob o nome de Cat Power, realizou seu primeiro show em um Pub no Brooklin, segundo ela uma apresentação de improvisações, entre 1992/93.

Em 1994 abriu alguns shows da cantora Liz Phair e conheceu Steve Shelley (baterista do Sonic Youth) e Tim Foljahn (guitarrista do Two Dollar Guitar), que a encorajaram a gravar seus dois primeiros álbuns: “Dear Sir” (1995) e “Myra Lee”(1996). Ambos foram gravados em Nova York no mesmo dia, em dezembro de 1994.
Em 1996 assinou com a gravadora Matador e gravou seu terceiro álbum entitulado “What Would the Community Think”, lançando o clipe do single “Nude as the News”. Após uma turnê de 3 meses em 1996, Chan abandonou a cena musical para trabalhar como babá em Portland, no Oregon. Depois se mudou para uma fazenda em Prosperity na Carolina do Sul com seu namorado Bill Callahan (Smog).

“What Would the Community Think”, por um lado, mostra as composições mutualmente confessioais e passionais de Chan. Por outro, durante a turnê, a extrema timidez e o “pavor de palco” implicaram no abuso de substâncias, fazendo com que em inúmeras apresentações ela subisse ao palco embriagada e desorientada.
Chan Marshall planejava abandonar a música definitivamente, mas após uma noite de pesadelos surgiram as letras que iriam compor o álbum “Moon Pix”, gravado no Sing Sing Studios em Melbourne na Austrália. Com elogios da crítica, Cat Power passou a ser reconhecida pela cena do Indie Rock.

A cantora americana foi convidada a fazer o acompanhamento musical do filme mudo “A Paixão de Joana d´Arc”, uma produção francesa de 1998.

Em seus shows eram apresentados novos materiais e muitos covers, que deram origem ao álbum “The Covers Record” (2000), uma coletânea de versões tocadas por Chan entre 1998/99.
Em 2003, Cat Power voltou com canções novas no super elogiado álbum “You are free” que conta com a participação de músicos como Eddie Vedder e Dave Grohl.

No ano de 2004, ela lançou seu primeiro DVD, chamado “Speaking for Trees”, acompanhado de um CD de áudio, o qual possui a música “Willie Deadwalder”. Em 1996, Chan interrompeu sua turnê pelos EUA e pela Inglaterra por motivos de saúde. Mais tarde a própria cantora revelou ao The New York Times que estava em depressão profunda e com tendências suicidas devido ao uso de substâncias químicas e álcool, que passaram a fazer parte do cotidiano da cantora durante os ininterruptos shows e turnês desde 1998.

Após tratamento psquiátrico no Miami’s Mount Sinai Medical Center, Chan Marshall retornou recuperada e lançou aquele que é considerado o seu mais bem elaborado álbum: “The Greatest” de 2006. Esse disco tem a colaboração de Al Green e do guitarrista Teenie Hodges. Um flerte da musa indie com o soul.

Cat Power lançou em 22 de janeiro seu novo album, entitulado “Jukebox”, reunindo, em sua maioria, covers. Há apenas duas músicas de sua autoria: uma auto-releitura em Metal Heart, e Song For Bobby, escrita para Bob Dylan, de quem é uma grande fã.


Dear Sir (1995)



link para dowload
http://www.megaupload.com/?d=ZW40HWKN


Myra Lee (1996)

link para dowload
http://www.megaupload.com/?d=DNJSZR80


What Would the Community Think? (1996)




link para dowload
http://www.megaupload.com/?d=KJT2AKLY


Moon Pix (1998)



link para dowload
http://www.megaupload.com/?d=whqb6uqq


The Covers Record (2000)
link para dowload
http://www.megaupload.com/?d=3G3NVDY1


You Are Free (2003)


link para dowload
http://www.megaupload.com/?d=s1iwqgva



The Greatest (2006)





link para dowload
http://www.megaupload.com/?d=g2okm0f8


Jukebox (2008)



link para dowload
http://www.megaupload.com/?d=0XEHA510